Hoje eu vim aqui para falar sobre o próprio livro e dar aquela dica de filme que você não pode deixar de assistir. Você já percebeu que o título dos capítulos são em Latim?
Esse idioma começou a despontar em mais ou menos 700 a.c., conhecida como a língua mãe, é a língua do império romano, utilizada por muitos filósofos, fonte vocabular da ciência e do direito. O alfabeto latino, é o alfabeto mais usado no mundo. Atualmente considerada uma lingua morta, pois não há nativos falando em latim, foi base para a formação de mais de dez linguas que falamos hoje: português, italiano, francês, espanhol, romeno, catalão, sardo, provençal, romanche, galego, e mais algumas outras.
Muitos leitores me perguntaram porque o título dos capítulos são em latim. Eu explico. Primeiro porque acho uma língua belíssima, onde muitas expressões são utilizadas como ensinamentos. Segundo, para dar um ar de mistério e curiosidade ao início do texto, não sendo amplamente conhecida, a maioria das pessoas não sabem o que significa no início da leitura, mas ao final de cada capítulo, sempre vai encontrar a tradução.
E como no Vaticano, o idioma oficial é o latim, eu vou indicar um filme, que demonstra claramente a problemática do tradicional e do novo:
Dois Papas.
Conta a história do cardeal argentino Jorge Bergoglio que está decidido a pedir a sua aposentadoria , devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI tem conduzido a igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Juntos, eles precisam superar suas diferenças e construir um novo caminho para a Igreja Católica.
Com atuações surpreendentes de Jonathan Pryce como o Papa Francisco e Anthony Hopkins como Papa Bento XVI.
Aproveitem o filme e depois me contem se gostaram.